- 9 de setembro de 2022
- Posted by: admin
- Category: Sem categoria
1 – O nome correto do aparelho não é ar condicionado
Ar-condicionado na verdade é o ar que sai de dentro do aparelho. Ou seja, o ar do ambiente é condicionado a uma temperatura menor ou maior, tornando-se ar condicionado. O nome correto do equipamento é condicionador de ar.
2 – Existe ar condicionado e ar-condicionado
Por mais que o nome correto do aparelho seja condicionador de ar, ele ficou conhecido como ar-condicionado. Porém, o nome ar-condicionado (com hífen) popularmente se refere ao aparelho em si, quando o ar condicionado (sem hífen) refere-se ao ar após ser condicionado pelo aparelho e também é usado para o sistema de ar condicionado.
3 – O ar frio é mais pesado que o ar quente
As moléculas de ar frio ficam mais próximas umas das outras, concentrando o peso em um determinado ponto, tornando o ar nesse ponto mais pesado e com facilidade para descer. Já as moléculas de ar quente são espalhadas no ar, dividindo o peso pelo espaço, fazendo com que o ar quente suba no ambiente. Por isso o ar-condicionado deve ser instalado no alto.
4 – O ar-condicionado não foi inventado para refrescar pessoas
Quando Willis Carrier inventou o ar-condicionado, o objetivo era resolver um problema da indústria gráfica e não gerar conforto térmico para as pessoas. No verão o trabalho da indústria era prejudicado porque o papel absorvia a umidade do ar e se dilatava. Além disso, as cores não se fixavam por causa da umidade. Então ele criou o primeiro ar-condicionado para resolver esse problema.
5 – Cortinas de ar não são condicionadores de ar
Sabe aquele aparelho que fica em cima das portas na maioria dos locais climatizados, como lojas e shoppings, que parece um grande Split? Ele não é um aparelho de ar condicionado. É uma cortina de ar que tem a função de separar a temperatura ambiente exterior da temperatura interior. Ela protege o ambiente contra insetos, poeiras, poluição e odores, mas não climatiza o ambiente. Por isso só pode ser usada juntamente com equipamentos de ar condicionado.
6 – Um aparelho com maior potência não gela mais do que um com menor potência
Um ar-condicionado de 9000 BTUs não vai gelar menos o seu ambiente do que um de 18000 BTUs, desde que ele esteja dimensionado de forma correta. A potência do aparelho está ligada ao tamanho do cômodo.
7 – Ar-condicionado espanta mosquitos e pernilongos
As temperaturas baixas espantam os mosquitos e pernilongos pois eles “não gostam de frio”. Por esse motivo, o ar-condicionado pode ser um bom repelente.
8 – Você deve limpar os filtros do ar-condicionado pelo menos uma vez por mês, mesmo que ele não esteja em uso
Os filtros sujos reduzem o desempenho do ar-condicionado, podem danificar o aparelho e pioram a qualidade de ar que você respira. A limpeza dos filtros deve ser feita no mínimo uma vez por mês, mesmo que o aparelho não esteja em uso, pois o pó vai acumulando mesmo com ele desligado.
9 – Janelas abertas fazem com que o carro consuma mais gasolina do que com ar-condicionado ligado
Com os vidros do carro abertos, o ar entra provocando uma resistência que não existiria se os vidros estivessem fechados, interferindo na redução de velocidade do carro, fazendo com que o motor trabalhe mais para conseguir manter o ritmo. Por isso manter os vidros fechados e o ar-condicionado ligado é mais econômico.
10 – Ar-condicionado ajuda contra a formação de mofo
A forma mais adequada de evitar a criação de mofo e sua proliferação é o controle da umidade relativa do ar, quanto mais baixa, melhor. O ar-condicionado retira a umidade do ar e a mantém abaixo de 60% quando usado de forma correta e mantendo-o higienizado.